quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O AMBIENTE POÉTICO SERTANEJO

POR TODA PARTE ALGO ME INSPIRA


Para todos os lados que olho a inspiração me cerca. A beleza desse mundo afastado do que conheço me é rara aos olhos. Os meus sentidos parecem serem aguçados com o ambiente diferente e ao mesmo tempo tão familiar.

Quando estou aqui, sinto como se tivesse vivido uma vida inteira nesse meio. Me é tão natural que tenho a ligeira impressão de que tive uma outra vida aqui como sertanejo. Talvez seja isso ou o sangue que corre nas minhas veias que denunciam quem eu realmente sou. Como diz alguns amigos, sou um jovem com alma velha.

Essa alma "velha" deve ter sido a alma de um sertanejo nato e fico muito feliz dessa alma ter encarnado em mim. Vejo as coisas e me admiro, não que seja algo novo, mas como se aquilo que vejo fosse apenas uma lembrança de tudo aquilo que minha alma viveu outrora, e como disse Guimarães Rosa: O que lembro, tenho.

Essas "lembranças" de outrora, me faz ver o sertão com muito mais propriedade e falar dele com muito mais autoridade. Continuando com as palavras de Guimarães: O sertão é dentro da gente.

Todas as vidas que devo ter vivido com toda a certeza do mundo foi no sertão. O prazer é tão imenso de estar de volta. Me sinto em casa.

Escrevo imaginando o que os amigos que leem pensam quando veem tantas verdades particulares em um só texto (ou em dez). Talvez se identifiquem com tudo o que digo, talvez só com uma parte ou talvez não se identifiquem, mas uma coisa é certa, o sertão, falado, cantado ou representado, encanta a quem tiver contato com ele de qualquer forma possível.

Cantado na voz de Luiz Gonzada, descrito nas palavras de Guimarães Rosa, ou de Cecília ou de Raquel, rasgado nas violas dos cantadores, narrados nos folhetos dos cordelistas, exaltado, amado, respeitado, reconhecido. O sertão tem sido inspiração para muitos poetas, cantores, atores, escritores, e como disse o mestre Patativa do Assaré: A tua beleza é tanta / Que o poeta canta, canta / Inda fica o que cantar.

A beleza e a inspiração do sertão é infinita. Enquanto existir sertão, alguém inspirado por ele também existirá.

O sertão é do tamanho do mundo - Guimarães Rosa.




Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...