sábado, 8 de julho de 2017

A ALMA DE ARTISTA DA PESQUISADORA GISA

OS LAÇOS BONITOS DE AMIZADE ENTRE POETA E PESQUISADORA
GISA CARVALHO E SEU OLHAR ATRAVÉS DA ALMA

É pra ser entrevista, mas tem tanto riso e tanto afeto que se transforma em conversa entre amigos (falta dizer isso na metodologia). Palavras de Gisa Carvalho.
       
        Conheci Gisa por meio de redes sociais. Até então não sabia que era pesquisadora, e das melhores. Conversamos algumas vezes, ela andou "xeretando" algumas coisas minhas e me fez algumas perguntas. Daí por diante, não paramos mais de nos falar.
Uma certa noite, em Fortaleza, mais precisamente num domingo de "Cordel Com a Corda Toda", chovia, e nós decidimos fazer o projeto em um dos palcos fechados do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, (pois o palco onde acontece o projeto, Palco Rogaciano Leite, é um palco a céu aberto, o que impossibilitou a execução do projeto por lá). E foi até bom, o público, apesar de pouco, foi selecionado, parecia ter sido escolhido a dedo:


Eu, declamando no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
        
        Foi quando avistei Gisa, "escorada" na parede do lado oposto do palco, próximo a porta, mas por dúvidas, de que era ela mesmo, resolvi não falar. Mas olhei bastante, e ela olhou também. Mais tarde, pelas redes sociais, falei com ela para ter certeza de que era ela mesmo no evento, e me arrependi de não ter falado.
A partir daí, a amizade cresceu muito. Dividimos coisas, momentos, e nos ajudamos. 
     Quando passei por momentos difíceis, em relação ao que sentia e ao que pensava, a única pessoa que me ajudou foi Gisa, e foi uma ajuda e tanto. De madrugada, quando pensei em dar cabo de minha vida, era ela a única acordada naquele momento, ao meu alcance, e me salvou de mim mesmo.
       Depois desse episódio, a amizade se firmou como uma rocha, e como é agradável tudo que tem o dedo dela.
Estivemos juntos também na Bienal de São Paulo, onde se reuniram os maiores poetas populares do Brasil inteiro. A princípio, Gisa disse que não poderia ir, mas de última hora, quem vejo? Gisa! Fiquei muito feliz em vê-la por ali, e dessa vez, conversamos tanto que nem lembro, de tanto assunto.
    Foram muitos momentos engraçados em São Paulo. Implicâncias e sorrisos, e muitos, muitos abraços!



A pesquisadora, é mais amiga do que pesquisadora


     Como sempre, uma boa turma estava por lá, Rouxinol do Rinaré, Josy Maria, Stênio Diniz, João Pedro de Juazeiro, Valdério Costa, entre outros. Foi uma viagem em tanto. Em outra postagem, falarei exclusivamente dessa viagem.
    Concluindo o meu falar, só posso dizer uma coisa: Gisa Carvalho, antes de ser a maravilhosa e comovente pesquisadora, é uma pessoa sem tamanho, de coração verdadeiro e sorriso sincero, cativante e leal, doce e forte. 
     O sentimento que guardo comigo, além do carinho e admiração, é pura gratidão. 

"Em meu coração de poeta, estarás sempre guardada".

(E agora deu pra compartilhar as coisas do meu blog)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...