domingo, 9 de julho de 2017

DOM QUIXOTE DE LA CULTURA - PARTE II

MAIS PERIPÉCIAS DO POETA KLÉVISSON VIANA
VULGO "MANÉ PIPOCA"

OS ENSINAMENTOS DO POETA ME LEVARAM A DESCOBRIR MUITO HORIZONTES
        
         A "I Feira do Cordel Brasileiro" foi um evento emocionante e de grande porte. O Mestre Chico Pedrosa, (homenageado do evento pelos seus 80 anos de idade), merece todo o nosso carinho e admiração. Klévisson, maquinou todo o projeto em sua mente de artista.

NO MOMENTO DOS PARABÉNS AO MESTRE FRANCISCO PEDROSA GALVÃO, VULGO CHICO PEDROSA
        
        De cabeça criativa e sugesta arquitetônica, o poeta se divide em milhões para dar conta de tudo o que faz. Além de cordelista é também ilustrador, quadrinista, gravurista, empresário, pai, marido, coordenador de projetos, e principalmente, um grandioso artista de alma nobre e singela.
      O que dizer do amigo que ajuda nas horas mais difíceis mesmo estando "pê da vida" com você? Simplesmente, sem igual.
Faceiro e de riso inigualável, o poeta Klévisson Viana é simples e engraçado. Autor de vários folhetos e livros de grande sucesso, mantém sua originalidade em seus versos e traços.
        Durante o ano de 2016 acompanhei boa parte das semanas do poeta e tivemos muitas histórias a dividir.
NA FEIRA NO JARDIM DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR, OS POETAS POSAM PARA A FOTO
       No dia 5 de maio de 2016, o amigo poeta me deu um presente que iria mudar minha arte e meu estilo, mudar não, me fazer evoluir no que eu já andava fazendo: Uma Rabeca!
Amarela, sem cordas e sem detalhes, a Rabequinha doada por Klévisson me tornou outro artista. Estava dando início a um novo ciclo do meu novo trabalho com a arte: A Rabecaria!

O RABEQUEIRO ENTRA EM CENA
   

      Fruto de muitas pesquisas e amizades, o meu trabalho com a Rabeca começou a ser reconhecido. Conheci um novo estilo musical de uma festa popular chamada "Cavalo-Marinho", presente na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Foi ai que começou a verdadeira arte de tocar Rabeca na minha vida.
Depois de algum tempo, comecei de leve com a Rabeca no "Cordel Com a Corda Toda", tocando uma ou duas músicas. Klévisson elogiou e disse ao Mestre Chico Pedrosa que estava presente no dia do lançamento do meu primeiro CD, Rafael Brito, O Bordador de Histórias: Olha como o cabra é danado, eu dei essa Rabequinha a ele a pouco meses, e olha o que ele já está fazendo! O bicho é danado, Pedrosa!

SHOW DE LANÇAMENTO DO CD "RAFAEL BRITO, O BORDADOR DE HISTÓRIAS,
COM LUAN SORRANE E DIONES MENDES
      
      Depois daquele comentário, percebi que nascia naquele dia uma responsabilidade maior do que eu imaginava: Montar uma banda de música popular, que recriasse, sem perder as raízes, os forrós de rabeca!
       Alguns dias depois, pensando em como fazer essa banda e o que tocaria nela, uma ideia surgiu em minha mente, um projeto chamado "Rabecada", e puxando mais um pouco da inteligência que Deus me deu, fechei no título "Rabecaria".
      Klévisson, por saber que meus tios tocam comigo, chamou a banda de "Os Brito", fazendo graça como sempre, (e até hoje chama assim).
     Sabendo da organização da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, onde Klévisson foi o organizador da Praça do Cordel em meio ao evento, ofereci a banda para apresentar alguma coisa, um show novo chamado "Rafael Brito e a Rabecaria", de prontidão, veio o aval do poeta!
      Esperamos ansiosamente pelo evento. Não falávamos de outra coisa. E foi um evento e tanto.
     Primeira apresentação em um domingo às 10:30 da manhã, chegamos cedo, passamos o som, e mandamos brasa. Aprovação total do público e dos outros poetas que estavam presentes.

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO OFICIAL DA BANDA DE MÚSICA POPULAR RAFAEL BRITO E A RABECARIA

        Foi um sucesso, logo Klévisson nos convidou para participar do lançamento do seu livro "Miolo da Rapadura", entrando com musicalidade naquele seu momento.
    Outro sujeito também gostou tanto que nos convidou para acompanhá-lo musicalmente durante seu show de bonecos de mamulengo: O Mestre Valdeck de Garanhuns.

MURILO ALVES, ABNER SILVA, GUILHERME NOBRE, VALDECK DE GARANHUNS, TAMYRIS LUNA,
RAFAEL BRITO, DIONES MENDES E ISRAEL BRITO

DURANTE O SHOW DE VALDECK DE GARANHUS E RAFAEL BRITO E A RABECARIA

     O poeta Klévisson Viana foi quem nos proporcionou todos esses momentos maravilhosos para que a gente pudesse mostrar nosso trabalho.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...