sábado, 30 de dezembro de 2017

AS CURVAS DO RIO

O RIO ARACATIAÇU



A vida da gente é cheia de altos e baixos. É como um rio que bate nas pedras, faz curvas, passa por muitos ambientes ao longo de ser corpo, mas nunca deixa de seguir seu curso. Por alguns momentos, devido a sujeira, poluição, esse rio atrasa sua caminhada, fica doente, mas se limpo, seu caminho é seguido livremente.

Quantas coisas bonitas pode guardar um rio seco? Eu descobri muitas dessas belezas visitando o Rio Aracatiaçu, que fica a alguns metros da igreja de pedra construída pelos índios a 260 anos atrás. 

O rio cheio, esconde mistérios que só ele sabe, mas quando seca, expõe ao mundo muitas coisas que guardava com carinho e paciência. O rio amadurece suas beleza na cheia para nos mostrar na seca. E quem disse que o rio seco não tem beleza? 

Caminhando em direção ao rio, muitas carnaubeiras nos saudavam com suas sombras e o chão de terra nos guiava nos abrindo um mundo novo. o caminho vai estreito até o leito do rio e de repente, abre-se um descampado sem tamanho e a visão muda totalmente, e a gente sente como se estivéssemos dentro de uma bacia que a natureza criou com delicadeza.


Estávamos no meio do rio que agora era apenas uma areia grossa e cheia de brilho por causa do sol. A mata vestia as suas laterais sem fim. E pra onde se olhava, o que se via era areia.

Senti dentro de mim uma correnteza de emoção e vi que aquele rio ainda vivia. O solo, ainda fresco, guardava água no profundo. Algumas cacimbas mostravam que ainda tinha vida naquele recanto. 

Caminhamos mais um pouco e sentamos na areia, naquele dia, havia chovido mais cedo e a areia estava gelada. A paz de estar em meio aquela natureza é indescritível.


Aquele rio, que provava que ainda vivia mesmo seco, me trouxe esperança e paz e disse ao meu coração que mesmo em tempos difíceis, podemos sim viver em harmonia e transmitir um pouco de paz e amor ao coração alheio.

Se eu estava feliz, senti que o rio estava muito mais e, depois de me presentear com um dos seus tesouros, me deu tchau e me fez prometer que voltaria. 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...