sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

UM PATRIMÔNIO CULTURAL PERDIDO


A IGREJA DE PEDRA


Conversando com uma moradora local (minha irmã), um comentário me chamou atenção. Ela falou sobre uma igreja que havia sido construída por índios a 260 anos, e que agora não passavam de ruínas. Me informou também que a última reunião religiosa que acontecera no local foi em 1945. Como ela sabia de todas essas informações? Uma missa havia sido celebrada a pouco tempo no local e uma placa com informações lhe foi atribuída. 

Pedi que ela me levasse até o local e, ao chegar, maravilhei-me logo de cara com tamanha beleza. Eram apenas ruínas, mas eu olhava e via muito mais que isso. Algumas paredes, embora velhas, ainda resistiam ao tempo como um doente que pede ajuda a quem passa. As paredes, de pedras, largas, mostravam as forças do tempo e da natureza que ainda podiam lutar, pois sendo elas, de pedras, faziam parte da natureza.

Fiquei imaginando quanto trabalho tiveram os indígenas que a construíram, e a construíram com uma grande habilidade de trabalho. Pensei também quanto tempo levaram para erguer aquelas paredes que mais pareciam montanhas. O que me chamou muito atenção foi o esmero com que a fizeram: as pedras escolhidas, talhadas, o reboco de barro, impressionante!



Apesar de serem apenas ruínas, forças desconhecidas, boas, podem ser sentidas naquele ambiente. Um templo perdido e esquecido em meio ao mato. Cada pedra daquelas paredes, parecem ter sido benzido com o suor de quem as carregou e, segundo minha irmã, ali foram enterradas muitas pessoas, desde crianças até velhos. 

A alguns metros dali, há um grande rio seco, que em bons invernos enche muito e tem muita força as suas águas, e acredita-se que foi isso que transformou o trabalho dos índios em tantas pedras reviradas.

Andando, realmente se viam alguns ossos ainda meio recobertos pela areia. Talvez pela "descoberta" recente, muitos curiosos foram até lá ver de perto aquela obra de arte, e assim, pisando o terreno arenoso, descobriram também os ossos.

O nome da tribo que a construiu, ninguém soube informar, mas disseram que foi a primeira igreja a ser levantada em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, como consta na placa que lhe atribuíram e os devotos da mesma afirmam. 

Existe uma lenda de que a imagem dessa santa foi levada de outra igreja próxima a essa, para outra localidade e no outro dia, ao amanhecer, a mesma estava de volta ao seu local de origem, e isso aconteceu várias vezes. Conversa do povo? Não! Crença!

Não posso duvidar de nada, nem estou aqui pra isso, o que eu faço não tem nada a ver com as crenças daquele povo que, afirmo, as acho muito interessante.

Voltei muito pensativo e lembrando de tudo que vira. E o meu coração guardava tudo aquilo muito melhor que a minha câmera. A minha alma, apossou-se daquelas crenças e sei que uma vez que se acredita, é difícil não crer mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...