quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A CASINHA DOS SONHOS

PROJETO CRIANÇA FELIZ





Eu tive sorte de ter nascido numa comunidade simples, humilde e chamada de periferia. E tive mais sorte ainda de ter nascido um sonhador. Mas um sonhador, pra ser sonhador de verdade, tem que aprender com alguém a como direcionar esses sonhos pros lugares certos para que se tornem realidade, afinal, todos precisamos de professores e de escolas.

Eu fui criado em meio a arte, pois minha família é uma família de artistas. Além de ter arte em casa, eu tive outro auxílio, e um auxílio grandioso: um lugar onde se ensina a sonhar!

A "Casinha dos Sonhos", mais conhecida como Projeto Criança Feliz, foi minha primeira escola. Ali aprendi valores e a ser eu mesmo.


O "faz de conta" que acontecia ali dentro, era apenas uma preparação para tudo o que eu ia viver e conquistar no mundo da arte. Tive ali minhas primeiras aulas de violão, de violino, de teatro, de canto, pandeiro, e tive a oportunidade de subir pela primeira vez em um palco de teatro, de verdade!

Tudo aquilo sempre foi tão mágico pra mim, tão lúdico. Eu me divertia ao mesmo tempo que aprendia. Foi ali que eu aprendi a ser humano. 

Como um "oásis no meio do deserto" é a "Casinha dos Sonhos" no meio dos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade, bem na divisa, onde duas comunidades se tornam apenas uma, em pensamento e sentimento.

O meu sentimento de gratidão é tão enorme e inexplicável que já tentei de todas as formas descrevê-lo e só saiu poesia. A "Casinha dos Sonhos" deve ser mesmo isso, uma poesia.

A beleza desta casa, não está nas paredes, nas salas, nem na biblioteca, está nos sorrisos, nos olhares e nos momentos de afeto, carinho e força de vontade.


Ali acontecem coisas que nenhum gravador ou câmera pode registrar. A "Casinha dos Sonhos" é a maior prova de que uma pequena atitude pode mudar milhões de vidas. 

A minha vida, foi completamente mudada com as coisas que aprendi lá. E me orgulho disso! Eu fico me perguntando, como pode ter tanta gente com essa vontade de mudar vidas, dentro de uma comunidade tão ameaçada pela violência? E na mesma hora a resposta me vem na cabeça: É justamente essa violência que nos dá força pra querer mudar essa situação.

Escrevendo este artigo, não contenho as lágrimas, pois a emoção me toma por completo por falar de uma coisa que me toca profundamente: a minha escola.


Quando vejo os jovens trocando uma arma por um violão, ou uma pedra de crack por um violino, ou mesmo um cigarro de maconha por um tambor, meu coração se enche com um sentimento que mal cabe dentro de mim. Sinto que isso sim, foi uma troca bem feita, e uma troca que ele nunca irá se arrepender.

Prefiro os jovens da minha comunidade com um sorriso nos olhos e um instrumentos na mão do que no chão, sem vida!

Ronaldo Lopes, Socorro Timbó, Eliane Oliveira, Sandra, Vanessa, Gerlene, Fábio Porto, Diones Mendes, Ivânia Maia, e tantos outros profissionais que tiram seu tempo para se empenhar nessa causa, são pessoas de grandes corações, unidas em um mesmo pensamento e na mesma luta: Mudar Vidas!

Meus sonhos ali só crescem, passeio pelo jardim lembrando de quando era menino e corria por ali descalço, as vezes, e comia frutas e sentia o cheiro das rosas perto da fonte. Aquilo tudo sempre foi tão lindo. Tudo o que sentia e sinto naquele lugar, jamais senti ou sentirei em outro.



Com todas as forças, lutarei por minha casa, a "Casinha dos Sonhos", lutarei para que nunca feche as portas, nunca deixe de atender as famílias e lutarei principalmente, para que nunca deixe de ensinar a sonhar e a ter esperanças no ser humano por mais que o mundo diga o contrário.

Este pequeno depoimento, escrevo com lágrimas nos olhos, cheio de emoção no peito e de felicidade, com uma eterna esperança de que uma pequena atitude, muda milhões de vidas.




AO PROJETO CRIANÇA FELIZ

É pé descalço
É brincadeira
Luz verdadeira
Na escuridão
É um oásis
Amor materno
Cantar fraterno
Do coração.

É pulo e roda
É cirandinha
É toda a minha 
Inspiração
É berço cheio
De fantasia
É alegria
No coração.

É criançada
Sempre a brincar
Poder sonhar
Com emoção
É tudo aquilo
Que move o mundo
É amor profundo
Do coração.

É uma fonte
De vida e arte
Nos torna parte
Da criação
É poesia
Que nos agita
E nos palpita 
O coração.

É caridade
Grande Carinho
No meu caminho
De pé no chão
Descalço eu sigo
Sentindo o vento
E o sentimento
Do coração.

(Rafael Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...