segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO


    O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. Eu mesmo como declamador de poesia popular já participei de um projeto de humor chamado TERÇA DE GRAÇA, coordenado brilhantemente pelo meu amigo humorista Bené Barbosa (O Papudim), uma das grandes referências humorísticas do nosso amado Ceará. Participei por três anos consecutivos do projeto com o espetáculo "O Bordador de Histórias" já conhecido de algumas pessoas, onde eu misturava poesia, causos, músicas e muito mais. Recentemente em Junho de 2022 recebi das mãos do Bené o troféu em homenagem e agradecimento da participação do projeto e por colaborar nos dez anos de história desse riquíssimo evento que percorreu o Estado inteiro levando graça para as pessoas e colaborando com a formação de plateia nos lugares onde passou.







    Como todo bom aprendiz, ouvindo os grandes mestres, recebi um pouco desse humor, apresento a vocês um pequeno texto, que brevemente será publicado no Almanaque Tupynanquim, publicação anual feita pela Tupynanquim sob a astúcia e sabedoria do amigo, padrinho e irmão Klévisson Viana, um dos maiores nomes do cordel e da ilustração Cearense, ao qual tenho prazer imenso de ter a amizade! Confiram abaixo um poesia de quatro estrofes que enche de riso ao ser mais cisudo, CONVERSA DE AMIGO:


Certo dia, dois amigos

Num descontraído “lero”

Conversavam sobre a vida

Sem besteira, sem esmero

Um deles, o mais ingênuo

E o segundo mais sincero.

 

 

Sinceridade demais

No Nordeste é grosseria

Seu Lunga foi prova viva

O Rei da respostaria

Pra tudo tinha resposta

Quem quiser faça uma aposta

Só pra ver a putaria.

 

 

O primeiro amigo, ingênuo

Perguntando sorrateiro

Queria saber se o causo

Que contam é verdadeiro:

— Maracujá, pra dormir

É bom mesmo companheiro?

 

 

O segundo bem sincero

Disse assim: — Chega deu sede.

E fumando seu cigarro

Encostado na parede

Disse: — Amigo, pra dormir

Prefiro mais uma rede!



Se quiser colaborar com meu trabalho, fique a vontade, você pode enviar sua colaboração para a continuidade desse blog e trabalho de pesquisa através dos dados:



Rafael Carneiro Brito

Neon Pagamentos

Banco Votorantim

PIX:  (88) 98106 4624


Um comentário:

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...