terça-feira, 2 de janeiro de 2018

OS DETALHES

O QUE FAZ A DIFERENÇA


O que faz a diferença são os detalhes, principalmente os que trago pra casa. São eles que ficam incrustados como pedras preciosas nos meus textos e dão beleza e poesia. A poesia são os detalhes das belezas vistas a olho nu mas não percebidas pelo olhar comum.

O olhar do poeta é rico e enriquece o próximo. A beleza se revela no olhar do poeta. Tudo o quanto é belo precisa receber o valor devido. Ainda bem que existem os poetas para valorizar, com seu olhar profundo, a beleza das coisas.

Nessa viagem, a  beleza foi facilmente percebida por mim.  Por todos os lados que olhava, o que via era beleza e poesia. Não conseguia pensar em outra coisa a não ser compartilhar, nem que fosse através de textos e fotos o que via e o que sentia.

No caminho de Amontada para o Missí, eu sentia aquele cheiro de terra molhada e respirava fundo, tentando aproveitar cada partícula de ar que entrava em meus pulmões. Aquele cheiro de infância, me trazia lembranças tão longínquas que por algum momento eu me senti transportado pelo tempo me sentindo de novo menino.

O vento assanhava meu cabelo e eu sentia a liberdade de uma criança batendo em meu peito, me convidando a ser de novo mais humano. Enquanto os meus olhos olhavam ao longe, minha boca soltava um sorriso diferente, cheio de doçura e poesia. 

Era como se nunca tivesse ido naquele lugar, parece que tudo era novo. Talvez por que agora, ia de coração aberto e alma nua. E tudo o que eu queria naquele momento era viver, nada mais do que viver. 

Nem o tempo, nem o mundo, nem as pessoas, nada me cobrava nada, acho que pela primeira vez. Os meus ouvidos, concentrados naquele vento fresco, ouviam somente o silêncio e um grito de paz que me estraçalhava o ser. Eu era somente uma faísca da invenção divina ou talvez um animal selvagem que voltou ao seu estado natural.

Eu espero que consiga transmitir através de palavras o tamanho da emoção que sinto sabendo que faço parte de algo tão belo. Todas as palavras que escrevo vem do mais profundo de minha emoção e de minha sinceridade. Algumas coisas não tenho como descrever, pois são muito complexas para o ser humano, mas o que pude descrever, o fiz.

A casinha de barro, a bicicleta com uma bolsa de palha, o casco da lesma no rio, a areia fria, o cheiro de terra molhada, os galhos secos, os ossos de boi na estrada, a própria estrada, os sorrisos, os abraços, os apertos de mão daquela gente, as histórias, a comida, o gosto da comida, o cheiro da comida, tudo isso são detalhes que ficaram para sempre, impregnados em minha mente e no meu ser.


Cada detalhe que consegui apreender com a minha sensibilidade, eu guardo dentro de mim como uma pedra preciosa, e a junção de tudo, me dá um tesouro de valor inestimável. 

Depois de olhar tanto aqueles detalhes olhei pro céu azul e infinito, respirei fundo, passei a mão na testa, engoli a saliva e descobri que eu era apenas mais um detalhe, como todos os outros, no meio de um imenso rio de fantasia, amor e poesia.

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...