segunda-feira, 12 de março de 2018

I FEIRA DA LITERATURA CEARENSE

UM MOMENTO DE GRANDES ENCONTROS


Estive no último sábado (10), no Centro Cultural Banco do Nordeste no Centro de Fortaleza, participando da I Feira da Literatura Cearense, evento promovido pela Casa da Prosa em parceria com o BNB. Meu recital estava previsto para 17h ao lado do grande poeta Klévisson Viana.

Cheguei bem cedo afim de aproveitar melhor os encontros poéticos literários que esses momentos promovem. Além dos poetas que estou acostumado a sempre encontrar nos eventos de literatura popular, encontrei também outros que não via a muito tempo e outros que passei a rever de pouco tempo para cá, um dessas impolutas figuras é o poeta Alan Mendonça, que havia encontrado a algumas semanas na V Jornada Literária de Limoeiro do Norte, onde tive a oportunidade de ganhar, das mãos do próprio Alan, dois Cds com composições suas executadas por vários artistas. 


Alan Mendonça é natural de Russas, Ceará, e é poeta, escritor, produtor cultural e editor/proprietário da Editora Radiadora, que lança poetas do nosso estado.

Aproveitei a oportunidade para perguntar a Alan, por que ele achava importante termos feiras literárias em nossa cidade e o que essas feiras traziam, como sempre, o poeta foi bem objetivo:

"Um evento desses gera encontros, encontros geram diálogos, e esses diálogos geram ideias, e aí se dá um respiro, né? na beleza que há; você sente esse respiro, essa esperança, na beleza que há na literatura nossa, e disso assim, dá vontade de fazer, de continuar nessa peleja que é tentar construir um lugar, uma cidade, um estado mais possível para a nossa arte, para as nossas tentativas de diálogos entre autores e leitores, e ai a comunicação, esse diálogo, essa possibilidade é o que mais impulsiona os artistas a criarem". afirma Alan.

 Sem sombra de dúvidas, o clímax desses eventos são os encontros e reencontros entre escritores, poetas entre si e o público.


Também tive a oportunidade de conversar outros grandes nomes da nossa literatura e produção cultural do nosso estado. Kelsen Bravos é um desses sujeitos de riso fácil e abraços cheio de admiração e palavras doces. Estive com Kelsen em vários eventos, mas me marca a sua presença em minha estreia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em 2015, onde apresentei ao público, pela primeira vez, o personagem que me deu nome no meio literário popular: O Bordador de Histórias. Kelsen também falou da importância das feiras literárias na nossa cidade:

"A importância de uma feira como a I Feira da Literatura Cearense, para a nossa cidade e pra sociedade em geral... É que ela congrega em torno de uma manifestação cultural super importante, que é a literatura, crianças, adolescentes, pais, professores... Não é só a leitura, mas as cantorias, os saraus lítero-musicais, a oficinas, os encontros, os bate papos, numa convivência pacífica, as pessoas vem pra cá para se harmonizarem, é uma congregação, para se conhecerem em nome da paz... Eu passei três dias aqui respirando arte! Tudo aqui atrai e nos arrepia por que nos sensibiliza e nos inspira, por isso manifestações como essa, eventos como esse, são tão importantes e merecem ser multiplicados todas as semanas, todos os dias, na cidade, principalmente nas periferias, por que é lá onde as pessoas moram, é lá onde as pessoas estão, é isso", diz Kelsen.


Kelsen Bravos é professor, escritor, editor e produtor cultural residente em Fortaleza e sempre está presente como ouvinte, expositor e curador de eventos literários de grande importância para a nossa cidade.

Por último, pedi que Gilberto Rodrigues, que também já encontrei em vários eventos como Mestre de Cerimônias, falasse um pouco sobre o evento e sobre a importância do mesmo para o público Fortalezense: 

"A importância primordial de uma feira como essa é a possibilidade de contato com nossos escritores cearenses, com nossos cordelistas, repentistas. Nós tivemos aqui, além de escritores locais que residem ainda em Fortaleza ou no estado do Ceará, possibilidade também de trazer grandes escritores e fora do estado do Ceará mas que nasceram aqui no Ceará ou que tem uma relação muito próxima com o Ceará. Também possibilita esse intercâmbio de quem já conseguiu sair do estado do Ceará e de alguma forma venceu lá fora, e trazer também essa interação com os que estão aqui e querem um dia chegar a esse patamar de literatura, então, a grande importância da I Feira da Literatura Cearense é isso, esse intercâmbio", afirma Gilberto.


Gilberto é Mestre de Cerimônias e Apresentador da I Feira da Literatura Cearense e sempre está presente nos maiores eventos do nosso estado, colocando o seu nome em destaque entre o ramo cerimonial.

Contudo, a conclusão que temos é que a grande importância nesse eventos e em outros desse porte, são os encontros, reencontros e trocas de experiências entre escritores, poetas e público, que tem a oportunidade de estar perto de grandes nomes da literatura cearense e nacional. Os abraços e apertos de mãos, o contato físico entre seres humanos, a harmonia entre os seres. Eu me sinto extremamente feliz por estar em meio a tantas pessoas de luz e me sinto cada vez mais inspirado a registrar esses momentos que muitas vezes, são indescritíveis. 

Um abraço a todos,

Rafael Brito, O Bordador de Histórias.

Fortaleza, 12 de Março de 2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECENTES

A POESIA E O HUMOR - CONVERSA DE AMIGO (RAFAEL BRITO)

 O HUMOR E A POESIA LADO A LADO     O humor sempre andou de mãos dadas, digo isso por que conheço muitos poetas que são também humoristas. E...